Seja Bem Vindo ao Estudo do Magnetismo

Você que acompanha nosso Blog e gosta das matérias aqui postadas, seja um seguidor cadastro esta ao lado da matéria, no ícone "Participar deste site". Grato! a todos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Franz Aton Mesmer (1734-1815) Quem foi Mesmer?


Franz Anton Mesmer (23/05/1734 a 05/03/1815)

Nasceu em 23 de maio de 1734 em Iznang, aldeia próxima do lago de Constança, filho do casal Franciscus Antonius Mesmer e Maria Ursula Michel, membros de uma grande família católica da Suábia, região que hoje pertence à Alemanha. Mesmer desencarnou em 5 de março de 1815.
Médico austríaco conhecido como o criador do Mesmerismo, ou magnetismo animal. Mesmer formou-se em medicina na Universidade de Viena e chegou a estudar teologia em Ingolstadt. O primeiro tratamento por meio do magnetismo animal teve início em 1773, foi quando descobriu que nossas mãos seriam canais para uma espécie de magnetismo presente em todos os seres vivos, inclusive nos animais. A mesma capacidade que o magnetismo mineral possuía, o magnetismo animal detinha efeitos similares. Daí derivou-se o termo “magnetismo animal”.
Em sua dissertação no doutorado de medicina, utilizou-se do termo “fluido universal” para explicar a origem dessa energia e também da influência dos planetas sobre o corpo humano. Apesar de sua ousadia e do seu pensamento revolucionário, pela incompreensão e provavelmente pela inveja de muitos, acabou por ser expulso das cidades de Viena e Paris.
De acordo com a teoria do mesmerismo, é possível irradiar o magnetismo animal não apenas para pessoas, mas também magnetizar objetos, como camas, água e pratos. Sua paciente mais famosa foi a pianistaMaria Teresa Paradis, que, após as sessões com Mesmer, se viu curada de sua cegueira, o que gerou muitas críticas.
Apesar dos ataques frequentes, Mesmer continuou seu trabalho, porém, em 1784, uma comissão designada pelo governo Francês resolveu averiguar a validade de suas curas. Um dos membros desse grupo de cientistas foi Benjamin Franklin. Infelizmente, a comissão classificou as curas obtidas pelo magnetismo animal como efeito de sugestão.
No início de 1814, ele regressou para Iznang, sua terra natal, onde permaneceria os seus últimos dias até falecer em 5/3/1815, aos 81 anos de idade.

(Hugo Lapa)

Nenhum comentário: